domingo, 9 de setembro de 2007

Revolução Mental

*Postagem atualizada com imagem e parte explicativa sobre o Facebook, em 23/08/2012

Uma luta sem armas de fogo violência não vai adiantar
Cada cérebro é um Q.G. cada homem uma tropa
Revolução Mental tá na hora de acordar
Se prepare pro ritual de cada dia, a revolução se faz a cada dia
Todo lugar, toda hora, todo detalhe vai influir
Dentro de cada mente se concentra um universo
Armazene munição, busque informação
pra bombardear os que parados estão
E é fundamental gerar consciência
ninguém nasce imune, se livre das más influências
Armazene munição, busque informação
pra bombardear esses fascistas então
É fundamental gerar consciência
ninguém nasce imune, se livre das más influências
Revolução Mental tá na hora de acordar.
(Inkoma)
_________________________________________
A internet é uma rede ampla com infinitas informações. Nela podemos perder o nosso tempo com coisas fúteis, onde o internauta não irá encontrar nada de importante para a soma do seu conhecimento, ou podemos aumentar a nossa bagagem cultural em geral.

Como todo professor de comunicação aconselha: ler é fundamental. A pessoa que pratica o ato da leitura desenvolve um raciocínio rápido e criativo, além de expandir o vocabulário e melhorar sua capacidade de expor suas idéias de maneira clara e objetiva (Talvez seja isso que esteja faltando em mim: uma boa leitura). E você pode muito bem começar a tomar o gosto pela leitura, procurando textos de seu interesse, como: HQs e MANGÁs (muito construtivo na minha opinião), livros fictícios; revistas de temas esportivos, de games, de seriados, de filmes, de animação e quadrinhos; e por aí vai. Aos poucos, o leitor começa a amadurecer suas idéias e busca novas informações, pois o homem ainda é um ser em pleno desenvolvimento. Ele não pára em um determinado ponto.

E na net, também podemos procurar uma boa música. Letras com idéias construtivas. E por acaso encontrei essa pérola. Uma música da Banda Inkoma (banda do Estado da Bahia), antiga banda de Pitty. Eu fiquei me perguntando o porquê ela nunca regravou esta música. Ela trata justamente sobre o que eu penso e quero explicar neste texto, em relação a nova revolução.

O homem ainda não percebeu que a luta de hoje não é mais com armas, não é a base de 'porrada', nem com gritos, pedrarias e tropas de chocks jogando bomba de efeito-moral contra grupos de protestos. A revolução hoje é através do conhecimento. O seu cérebro é a sua arma, sua espada, o seu cajado e o seu escudo. E essa luta acontece no seu dia-a-dia, e por isso você tem que está armado, munido com informações para atirar e gerar consciência como uma nova rebeldia. E não pense que isso se chama rebeldia de forma passiva, mas sim rebeldia inteligente.

É divertido ficar horas teclando e fofocando com um colega da escola que você o vê todos os dias pessoalmente. É legal conhecer novas pessoas na net e paquerar. Também é muito meigo e bonito mandar aqueles novos scraps (chatos) do orkut com imagens e músicas desejando ótimo fim de semana para uma pessoa querida [atualmente a mania é compartilhar ou curtir imagens e algumas ideias bobas no Facebook; o Orkut caiu no desgosto dos brasileiros]. Mas é ótimo você danificar suas vistas na tela de um computador com uma boa leitura como passatempo (na verdade ganhando tempo), e ainda de quebra discutir, debater na net esses assuntos com seus amigos do mundo virtual.

Então, recarregue sua arma (cérebro) com munição (informação) e rumo a revolução (gerar consciência). "Revolução mental tá na hora de acordar".
Marcus Fam
________________________________________
Obs: escrevendo deste jeito pareço fazer parte de algum grupo esquerdista revolucionário. Não sou. Tenho uma opinião singular. Independente de qualquer grupo específico. Todos possuem pontos positivos e negativos. Eu procuro tirar o proveito do melhor.

5 comentários:

Anônimo disse...

Realmente a nossa grande arma é todo o conhecimento q possuímos!
Contudo,no mundo da globalização a leitura de um livro,por exemplo,ñ é algo tão apreciado como antigamente,pois essa nova era requer praticidade,praticidade essa proporcionada pelo mundo virtual,ou melhor a internet.
Cabe nos saber usa-la de forma correta e tornando-a uma grande aliada nessa guerra onde quem ganha é quem sabe mais!!!

Anônimo disse...

Olha, concordo com os dois, tanto o autor, Marcus, quanto com esse anônimo (que infelizmente ainda não está participando da 'guerra' porque prefere se esconder).
Bom, ler é bom, mas reler é o que faz a diferença, você já fez uma releitura dessa postagem?
Veja, o homem ainda é muito primitivo, e aqueles que são incapazes de vencer e de perder, ao mesmo tempo, tentam partir pra ignorância física, por não ter outra saída, ou teimam em teses sem estrutura ou raíz.
Você tá parecendo é um ótimo jornalista, isso sim!

Unknown disse...

Obrigado aos dois comentários e pelas opiniões que com certeza contribuem para a construção de um pensamento mais claro em relação a essa postagem.
Agora preciso ratificar: O primeiro comentário é de Cássio Pitter. E não era a sua intensão ser anônimo, apenas esqueceu de colocar o seu nome, como o próprio me explicou no msn.
Quanto a ler esta postagem mais de uma vez, a pergunta sendo para mim, é claro que vou responder que sim. A partir do momento que um autor escreve seu texto é de lei ele fazer a releitura várias vezes para perceber e corrigir não somente os erros como também a clareza de suas idéias. Mas em relação a outros textos, confesso que só em alguns momentos em torno a lê-los.
E finalizando: concordo plenamente com ambos os comentários.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com todos os comentários feitos. E gostaria de parabenizar o futuro jornalista Marcus Fan pelo dominio e forma inteligente de expor suas ideias, e realmente esse trecho de Revolução Mental traduz com perfeição uma sociedade que ainda ñ tem como objetivo principal essa busca fundamental de informação, deixado-os na alienação e formando pessoas despreparadas e sem conteúdo.
Parabéns meu amigo pelo trabalho inpecavél q vc fez.

Unknown disse...

Eiiii...
Tenho ateh nome de tela de Blogger..
Nunca tive um blog aki mas tah escrito aki... entaum tudo bem neh?
O pc tah me conhecendo melhor q eu mesmo... kkkkkkkkkkkkkk

Tipow.. Adorei o texto..
Parabens...
Tbem tenho um blog mas tah tao paradinho.. ehhehehe
http://tiagomorpheus.zip.net

Acho q eh isso...
Abraçaooo pra ti..
Se cuida tah?

xD