quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Somos Filhos da Mãe

Esta é a Floresta Amazônica. Costumamos dizer que ela pertence a pátria amada Brasil, como um filho deste solo gentil. O certo era afirmar "somos filho desta Mãe, amazona por natureza. Enfrenta anos de devastação. Considerada como pulmão do mundo, mas nem isso a salva das mãos sujas de ganância do homem. Este que não é mas um selvagem. Ou será?

Muitos desejam ter uma floresta semelhante em seu país. Rica em flora e fauna. Dona de uma beleza exuberante e de muito ainda a se descobrir pela sua vastidão. Mas mesma assim, homens cegos, deixam marcas de destruição. Acendem fogueiras que a queimam em plena longa estiagem. Derrubam árvores centenárias, vendidas clandestinamente. E em suas terras agora serve de pasto para gado, ou transformada em grandes plantações, lavouras de soja. Ouro para os grandes fazendeiros.

Homens que não pensam no futuro próximo, predestinados a todos. O dinheiro, ao seus olhos, é a garantia de conforto e estabilidade. Quanto mais agora melhor será no futuro com a soma de suas próprias conquistas individuais. Esses não pensam nos seus filhos e netos que serão os herdeiros desta terra. Muito menos se preocupam com o irmão índio que perde a sua casa, o seu espaço. Matam a flora, matam a fauna, matam a nossa identidade. Do que adianta acumular bens para esse futuro mesquinho?

Não sobreviveremos por muito tempo. Nós falamos do fim do mundo: "chegará em breve", "o juízo final", "é o Apocalipse". Mas ainda não nos tocamos que o mundo morre a cada dia em nossas próprias mãos. Culpamos aqueles que nos colonizaram e surrupiaram os nossos bravios, mas praticamos os mesmos atos indolentes.

"Burros, nós somos", temos que gritar! Talvez possamos entender mais tarde. Mas seria tarde demais?

Como todo filho da mãe , não demonstramos o devido valor e respeito.

Marcus Fam

3 comentários:

Anônimo disse...

Quisera o mundo possuir tamanha beleza, e nós brasileiros ñ damos o valor merecido ao q é nosso e dejado por outros.
Os "senhores do desmantamento" ñ percebem q ñ estão matando só a floresta mas tbm a si próprios,pois dependemos de sua força vital!!!
Cebe nos lutar p/ q ñ se destrua o q ainda resta,pois existem milhares de plantas e animais q dependem das nossas florestas p/ sobreviver.
Ñ sejamos tão egoítas a ponto de tirar oq é do outro só p/ nos satisfazer!
É só cada uma fazer a sua parte,preservando oq é nosso!

Cássio Pitter

Unknown disse...

Dizem que eu sempre vejo as coisas por dois lados... Mas acho que isso eh bom pra fazer pensar e ponderar...

Nao estou apoiando ninguem, mas eh sabido que diminuiram em 40% o desmatamento na amazonia, graças a açoes conjuntas do governo de lula e do estado do Amazonas...

Mas, a pergunta eh?
Isso eh suficiente? Ateh quando isso basta para pararmos com o aquecimento global e o resto dos problemas ambientais q causamos em busca do lucro eterno??

ehehehehehe

Por que nao fazer mais, se podemos??

Anônimo disse...

Selvagem?
Pior que isso, pois selvagens agem por instinto, e de sobrevivência.
O que não é o caso.
Que mané seu país? Isso é mais algo ridículo, fala sério!
Nesse quesito não há país, ou melhor, não deveria haver, afinal estamos falando de equilíbrio.
Você falou certo, 'matam a nossa identidade', aquela madeira nossa típica em nosso lar, retirada dessa forma para nosso bem-estar.
Ou seria identidade mundo?
E qual a solução para isso?